Fazer pedido
Presença
14
Twitter
Quarto do locutor
0
Postado por AutoNight em 10/03/2018 às 12:51 e revisado por Swindle - 474 visualizações

Peru, oficialmente chamado de República do Peru, é um país sul-americano limitado ao norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil e pela Bolívia e ao sul pelo Chile. O seu litoral, a oeste, é banhado pelo oceano Pacífico.

O território peruano abrigou a civilização de Caral, uma das mais antigas do mundo, bem como o Império Inca, considerado o maior Estado da América pré-colombiana. O seu território foi elevado a vice-reinado pelo Império Espanhol, no século XVI. Atualmente, o Peru é uma república presidencialista democrática dividida em 25 regiões. A sua geografia é variada, exibindo desde planícies áridas na costa do Pacífico, aos picos nevados dos Andes e à floresta amazônica, características que proporcionam a este país diversos recursos naturais.

As principais atividades econômicas incluem a agricultura, a pesca, a exploração mineral e a manufatura de produtos têxteis. Após a sua independência em 1821, o Peru passou por períodos de alternância entre turbulência política e crise fiscal e estabilidade e crescimento econômico.

Pontos turisticos do Peru

Machu Picchu

Machu Picchu – Uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno

Uma cidade de pedras, remanescente das eras pré-colombianas, situada na faixa de transição da Cordilheira dos Andes com a Amazônia, em meio a uma natureza espetacular. A “velha montanha” fica a mais ou menos 2.430 metros acima do nível do mar e representa um dos mais famosos símbolos da cultura inca. Não só é o pontos turísticos mais visitados do Peru, como foi elevado à categoria de patrimônio mundial pela UNESCO.

 

Templo do Sol (Qoricancha)

Outra obra da arquitetura inca, mas agora na cidade de Cusco. O Templo do Sol foi construído a pedido do imperador Pachacuteq, todo feito em pedras polidas que se encaixam perfeitamente umas às outras. No local, os nativos faziam rituais cultuando o deus do sol. O santuário inca fora parcialmente destruído pelos conquistadores espanhóis, que sobre ele ergueram uma Igreja católica, mas um terremoto, em 1950, destruiu a construção dos padres dominicanos e expôs novamente o Templo do Sol, o qual resistiu ao desastre natural. Até hoje o templo inca está à mostra e intacto.

 

Catedral de Lima

Templo católico de estilo barroco, originalmente datado de 1535, e que contém um altar feito de madeira entalhada, mosaicos e inúmeras pinturas exuberantes. Em 1756, o lugar recebeu os restos mortais do conquistador espanhol Francisco Pizarro, os quais são guardados em uma ermida feita de mármore. Além da visitação, o funcionamento normal permite a observação de missas.

 

Museo Larco – Tesouros do Antigo Peru

Provavelmente o mais importante museu do país, no que se refere à cultura nativa, contando com grande e bem cuidado acervo de peças da era pré-colombiana, inicialmente reunidas por conta das várias escavações feitas por seu fundador, o arqueólogo e historiador peruano Rafael Larco Hoyle. Além dos objetos, cerâmicas, esculturas e restos mortais, há uma loja com livros e souvenires, uma cafeteria e um enorme e florido jardim para visitação.

 

Parque da Reserva – Circuito Mágico das Águas

Uma grande reunião de fontes luminosas de água em Lima, contando com iluminação especial, e que propiciam um belo espetáculo visual para os visitadores. Prefira ir à noite, quando acontecem três shows, nos quais os jatos d’água saltam e rodopiam conforme o ritmo da música que toca de fundo, e há projeções de hologramas na água.
Considerado o maior complexo de fontes da América do Sul.

 

Curiosidades sobre o Peru

1.   Em Lima, a capital, há 28 universidades, entre as quais, a mais antiga do continente: a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, chamada Decana de América e fundada em 12 de maio de 1551.

2.   O idioma oficial é o espanhol, ainda que um número significativo de peruanos fale quéchua, aimará e outras línguas nativas.

3.   A maior parte dos peruanos é descendente dos povos incas que habitavam o país antes da chegada dos primeiros europeus. Em sua maioria, são mestiços.

4.   A província que mais recebe turistas estrangeiros é Nazca, local onde ficam as linhas de Nazca, misteriosos desenhos que, observadas do solo, parecem não formar nada. Mas, vistas do alto, formam  desenhos variados, como de uma aranha, um macaco e um beija-flor.  Muitas pessoas acreditam que as linhas de Nasca tem origem extraterrestres. Outras não chegam a tanto, mas mantém a suspeita de que foram construídas para servir como uma espécie de mensagem dos humanos para os ETs. Teses como essa foram defendidas pelo ufólogo suíço Erich Von Däniken no livro Eram os Deuses Astronautas?

5.   O Peru é famoso no mundo todo pela quantidade de sítios arqueológicos pré-colombianos como Cusco, Machu Pichu, Olamtaytambo e Sacsaihuaman.

6.   Cusco, uma das cidades do país, significa “umbigo do mundo”, conforme o inca Garcilaso de la Vega e foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade em 1983.

7.   Machu Picchu é uma cidade dividida em duas partes: a baixa (hurin) e a alta (hanan). Lá existem edifícios militares, religiosos e residências. Por seu valor histórico, foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade em 1983.

8. O Dia dos Pais é festejado no terceiro domingo de junho. Os peruanos não ligam muito para estas comemorações e por isso não fazem nada de especial.

9. Os peruanos formam um povo meio esquentado e muito patriota. Já tiveram problemas políticos e econômicos com a maioria dos países com quem divide fronteira.

10. Tanto a batata quanto o milho têm variedades incriveis. São mais de 4 mil tipos de batatas catalogadas, plantadas pelos incas ao longo de terraços na Cordilheira dos Andes. As amarelas são as preferidas dos peruanos; ainda há as brancas, negras e doces.

11. O milho tem 35 variedades. Suas cores vão desde o branco e amarelo até o morado (negro) e avermelhado. Sua utilização é bem variada: fervido, tostado, como bebida (chicha) e doce.

12. O prato tipico do país é o ceviche, pescado fresco misturado com cebola roxa, suco de limão, sal e um toque de ají.

13. A comida de rua mais conhecida do Peru é o picarone, uma rosquinha de batata-doce com abóbora.

14. Ainda não há um consenso sobre a origem da palavra Peru, que dá nome ao país. Uma das teorias mais difundidas é, até certo ponto, engraçada. Ao chegarem naquelas terras, os espanhóis perguntaram aos nativos qual o nome do lugar, e ouviram como reposta: “Biru”. O nome pegou, mas o detalhe é que “biru” significa “não entendo”.

15. Quando chegaram no território do atual Peru, os colonizadores espanhóis encontraram uma população de quase 10 milhões de indígenas. O problema foi que vírus, bactérias e escravidão vieram de carona e, como consequência, reduziram os nativos a apenas 600.000 pessoas em 100 anos.

16. Um dos estados (províncias) peruano tem o mesmo nome de um brasileiro: É o estado do Amazonas, localizado na fronteira com o Equador.

17. A moeda peruana é chamada de Novo Sol (Nuevo Sol)

18. A faixa litorânea do Peru é árida, contrastanto com os Andes ao centro e com a floresta amazônica a leste. O clima extremamente seco fez com que corpos da era pré-colombiana se mumificassem naturalmente.

19. A comida de rua mais conhecida do Peru é o picarone, uma rosquinha de batata-doce com abóbora. O picarone é normalmente acompanhada de um caldo doce bastante comum nos Andes chamado chancaca.

Bom pessoal, essa foi a coluna de hoje, espero que vocês tenham gostado e não deixem de comentar.... Estarei passando agora um quis sobre o Peru, e os 3 primeiro á estarem respondendo certo estaram levando para casa 5 Np’s.. Não deixem de comentar <3

 

O que achou do Rodando o mundo?

Comente e avalie a coluna!

COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA
Gosto muito do Peru, realmente é muito lindo. Obras divinas da natureza. Ótima ediçãao! [8*]
#ColuLinda
Responder
Swindle - há 7 anos
Resposta deixada com sucesso. Parabéns por mais uma edição bem editada e informativa!
Responder
Nightbook - há 7 anos
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar a notícia!
19
ONLINE: Bisaun - Baile do Bisa
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-5B506E9
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!