Fazer pedido
Presença
5
Twitter
Quarto do locutor
0
Postado por AutoNight em 22/12/2017 às 10:48 e revisado por Swindle - 469 visualizações

Islândia é um país nórdico insular europeu situado no oceano Atlântico Norte. O seu território abrange a ilha homônima e algumas pequenas ilhas no oceano Atlântico, localizadas entre a Europa continental e a Groenlândia.

A sua capital e maior cidade é Reiquiavique, cuja área metropolitana abriga cerca de dois terços da população nacional.

A Islândia possui uma sociedade desenvolvida e tecnologicamente avançada cuja cultura é baseada no patrimônio cultural das nações nórdicas. A herança cultural do país inclui a cozinha tradicional islandesa, a poesia e as sagas islandesas medievais. Nos últimos anos, a Islândia tornou-se uma das nações mais ricas e desenvolvidas do mundo, tendo sido classificada pela Organização das Nações Unidas como o terceiro país mais desenvolvido do mundo.

  Pontos turísticos da Islândia

Lago Myvatn (região centro-norte)

Não se trata apenas de um lago imenso e lindo no coração do norte do país. O melhor dele é que no seu lado oriental há umas 5 atrações que, embora distem pouco uma da outra (sempre se deslocando em carro), não poderiam ser mais diferentes entre si e uma mais interessante do que a outra.

Jökulsárlón, ou Laguna dos Icebergs (região sul)

Ir até a Islândia e não passear dentro dessa laguna é pior do que ir a Roma e não ver o Papa. Comparações à parte, esse passeio é imperdível, interessante e lindo. Precisa fazer mesmo que o tempo não esteja dos melhores mas, se puder, faça em botes zodíacos em vez do barco convencional, pois você se aproximará muito mais dos icebergs. Além disso, os grupos são reduzidos e os guias te darão explicações mais completas e personalizadas. Na alta estação convém reservar uns dois dias antes por telefone para garantir o lugar no horário que escolher.

Godafoss (centro)

É uma das mais bonitas cachoeiras no país das... Cachoeiras! Esteticamente é perfeita e as águas são azuladas. O acesso é fácil, mas a indicação se limita a uma plaquinha minúscula, então fique esperto para não perder a entrada. Pode ser apreciada desde inúmeros pontos de vista e a foto bonita é garantida.

Reykjavík (capital do país)

Tem quase a metade da população inteira do país (que não soma mais de 336 mil habitantes). Uma cidade deliciosa, limpa, bonita onde velho e novo estão lado a lado em perfeita harmonia. Conta com inúmeros centros de arte como galerias, museus e centros culturais, lojas descoladíssimas, artesanato criativo e refinado, lindas praças, parques (o Tjörnin -- "o Lago", ou "The Pond" nos mapas em inglês), restaurantes e bares badalados, cafés charmosos.

Húsavík (região extremo norte)

De lá partem os barcos para a observação das baleias, mas o vilarejo é muito charmoso também e depois do passeio vale a pena almoçar num dos restaurantes de frente para o mar. O cenário é lindíssimo com os picos das montanhas nevados logo atrás da baía. Fora isso, só tem um bom museu da baleia e uma linda igrejinha em forma de cruz, coisa bem inusitada por aquelas terras.

Curiosidades sobre a Islândia

  1. A Islândia é um dos cinco países nórdicos e conhecida como a “Terra do gelo e do fogo” por causa de seus glaciers e vários vulcões e geysers.
  2. A Islândia é a segunda maior ilha da Europa, só ficando atrás da Grã Bretanha.
  3. Foi o primeiro país do mundo a eleger uma mulher como presidente.
  4. Em 2010 o vulcão glacial – e impronunciável – Eyjafjllajökull entrou em erupção, cancelando milhares de vôos e por isso, foi notícia em jornais do mundo inteiro. Em 2011, um outro vulcão na área de Skaftafell também entrou em erupção, sendo esta bem pior que a de 2010, mas ninguém noticiou em lugar nenhum.
  5. A comida mais tradicional da Islândia é a carne de tubarão fermentada e podre chamada Hákarl. Outros alimentos muito consumidos são a carne de carneiro ou ovelha (que eles comem inteiro, só poupando a cabeça) e peixes. O prato típico nacional chama-se Þorramatur e é constituído de vários pratos diferentes, entre eles o tubarão podre, carne de foca, salsicha de fígado de ovelha e os testículos de ovelhas curados. Portanto, tome cuidado com esse nome nos menus por lá!
  6. A Islândia é uma país Europeu, mas algumas partes são consideradas territórios americanos (não significa que de fato são!).
  7. A Islândia é uma ilha assentada sob uma cordilheira no Oceano Atlântico – chamada de Dorsal Atlântica – que divide as placas tectônicas que separam Europa e América do Norte, o que faz da Islândia um dos locais de maior atividade geológica do mundo. No sul do país está a área com o maior número de terremotos do mundo (exatamente na junção dessas placas tectônicas).
  8. Reykjavík é a capital mais ao norte do mundo e devido ao seu clima oceânico, as temperaturas raramente ficam abaixo de 0 nos piores dias de inverno.
  9. Nem tente pronunciar as palavras em islandês. Você raramente vai conseguir acertar alguma coisa, já que o que a gente lê não tem nada a ver com o que eles falam e vai acabar deixando os moradores irritados. Praticamente todo mundo fala inglês (e muito bem), então evite passar vergonha.
  10. Na Islândia não existe McDonald’s e Burger King. Só existe Subway, KFC e Taco Bell, fora os tradicionais cachorros-quentes.
  11. Eles comemoram o “Dia da Esposa” e o “Dia do Marido”, além de todo ano, elegerem o melhor bolo entre todas as padarias. Este bolo escolhido é vendido em todas elas e a receita nunca é divulgada.
  12. Não se assuste se passar na rua e tiver um carrinho de bebê sozinho do lado de fora de algum bar ou restaurante. Lá os pais têm o costume de deixar os bebês do lado de fora para poderem aproveitar melhor o programa deles.
  13. O melhor site em português sobre a Islândia é o Vida na Islândia, escrito por um brasileiro que tem a sorte de morar lá.

Bem pessoal essa foi a coluna dessa semana, espero que vocês tenham gostado, e não deixem de comentar... Agora estou passando um formulário sobre a Islândia e os 3 primeiros que estiverem respondendo todas corretas, irão levar 5 Nps... Gostaria de aproveitar esse momento para desejar um feliz natal á todos, cheio de paz, saúde e felicidade... <3

 

O que achou do Rodando o mundo?

Comente e avalie a coluna!

COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA
Sempre adoro essa coluna [s2]
Responder
sireduardog - há 7 anos
essas colunas são de mais,
Responder
Anapaula7035 - há 7 anos
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar a notícia!
:(
ONLINE: AutoOFF - Rádio com problema!
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-25C6E75
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!