Fazer pedido
Presença
5
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador LucasJL23
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Mashirow
2020 interações
Armstrong Gagarin
Expressões racistas pra você tirar do vocabulário! - 2 anos atrás


Como muitos de vocês devem saber, o Brasil foi um dos países que mais recebeu escravos no mundo, e um dos últimos a abolir a escravidão. Apesar disso, ainda é considerado como um país extremamente racista, mesmo que muitas pessoas ainda se neguem a acreditar que existe racismo dentro dele.
Trago hoje algumas expressões que, por mais inofensivas que pareçam ser, carregam uma dor muito grande por trás de toda sua história de origem. Muitas dessas expressões costumam serem utilizadas em nosso dia-a-dia, e muitas pessoas não sabem o real significado por trás delas.

1- Tem caroço nesse angu
Significa que alguém estaria escondendo algo. Surgiu a partir de um truque realizado pelos escravos para conseguirem se alimentarem melhor, por meio do comentário dos escravos a respeito de algum prato que parecesse suspeito.

2- A dar com pau
“Pau” é utilizado em algumas expressões e tem sua origem a partir dos navios negreiros. Muitos negros que eram capturados preferiam morrer do que serem feitos de escravos e, durante a travessia da África para o Brasil, faziam greve de fome. Assim, foi criado o “pau de comer”, uma espécie de colher que era enfiada na boca dessas pessoas aprisionadas por onde se jogava a comida.

3- Disputar a nega
Significa disputar mais uma partida de qualquer jogo para desempatar. Sua origem não é só na escravidão, mas também na misoginia e no estupro. Em alguns casos, quando os senhores jogavam algum esporte ou jogo, o prêmio era uma escrava negra.

4- Nas coxas
Quer dizer algo mal feito. Não há consenso sobre se ela viria de fato do período da escravidão. Surgiu do hábito dos escravos moldarem as telhas em suas coxas que, por possuírem tamanhos e formatos diferentes, acabavam irregulares e mal encaixadas.

5- Espírito de porco
Os escravos eram obrigados a matar o animal e servi-lo de alimento, mas recusavam, justamente por acreditarem que o espírito do animal abatido permaneceria no corpo de quem o matasse pelo resto de sua vida. Surge a partir de princípios religiosos, uma má fama associada ao animal, por uma ideia de falta de higiene, sujeira e impureza.

6- Para inglês ver
Em 1830, a Inglaterra exigiu que o Brasil acabasse com o tráfico de escravos, e impusesse leis que proibissem tal prática. O Brasil acatou a exigência inglesa, mas as autoridades daqui sabiam que tal lei simplesmente não seria cumprida – eram leis existentes somente em um papel, “para inglês ver”.

7- Bucho Cheio ou Encher o bucho
Atualmente, seu significando quer dizer que a pessoa está bem alimentada, de barriga cheia, mas antigamente, significavam a obrigação que os escravos que trabalhavam nas minas de ouro possuíam de preencher com ouro um buraco na parede, conhecido como “bucho”, para só então receber sua tigela de comida.

8- Meia tigela
“Meia tigela”, significa algo sem valor, medíocre, desimportante. Quando o escravo não conseguia preencher o “bucho” da mina com ouro, ele só recebia metade de uma tigela de comida. Muitas vezes, o escravo que com frequência não conseguia alcançar essa “meta” ganhava esse apelido.

9- Lavei a égua
Quer dizer aproveitar, se dar bem, se redimir em algo, vem também da exploração do ouro, quando os escravos mais corajosos tentavam esconder algumas pepitas debaixo da crina do animal, ou esfregavam ouro em pó em sua pele. Depois pediam para lavar o animal e, com isso, recuperar o ouro escondido para, quem sabe, comprar sua própria liberdade. Os que eram descobertos, poderiam ser açoitados até a morte.

Cabe salientar que, embora tenham ocorrido várias situações no passado, em nosso país a população negra é quem lidera trágicas estatísticas.
É muito triste saber que ainda existem pessoas que enxergam negros e negras como escravos, e podemos citar inúmeras, inclusive notícias recentes sobre essa exploração e escravização.

Fonte: Clique aqui para acessar
Mashirow
2020 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para Expressões racistas pra você tirar do vo... - 2 anos atrás
Cabe salientar que, tenho certeza de meus privilégios e sei que não é meu local de fala.
Entretanto, me disponho a aprender e repassar o pouco que sei para que todos possamos nos policiar a respeito do que dizemos, assim, evitando que algum comentário desnecessário possa ofender alguém, mesmo que sem a intenção.
Maycon--x.
1 interações
Lobinho
Resposta para Expressões racistas pra você tirar do vo... - 2 anos atrás
Brilhou no tópico!
Homeleeete!
334 interações
Operador de Espaçonave
Resposta para Expressões racistas pra você tirar do vo... - 2 anos atrás
Caraca, palavras essas que na maioria das vezes utilizamos e não sabemos de onde vinha, parabéns
Lucasjl23
1213 interações
Líder de Guerra
Resposta para Expressões racistas pra você tirar do vo... - 2 anos atrás
Caramba! Que tópico top!!!
Já usei alguns desses e não fazia ideia do real significado.
Muito bom saber! Parabéns shirow
adrix_
364 interações
Cadete
Resposta para Expressões racistas pra você tirar do vo... - 2 anos atrás
Muito importante esse tópico, infelizmente alguns termos são muito utilizados e precisamos sempre rever, topico mais que necessario!
Lipe2040
1264 interações
Líder de Guerra
Resposta para Expressões racistas pra você tirar do vo... - 2 anos atrás
Excelente tópico Mashi, é fundamental abordarmos esses assuntos, infelizmente muitas das vezes fomos ensinados ou convivemos com expressões como essas, porém, é importante sempre sabermos as origens de tais frase, expressões e gestos para não cometermos erros graves.

https://soundcloud.com/chiliperibeiro
SrtaDourada
875 interações
Comandante Intergaláctico
Resposta para Expressões racistas pra você tirar do vo... - 2 anos atrás
É sempre bom reforçar esses termos que as vezes utilizamos "sem querer" mas com certeza ofendem que as escutam.
Its.Burguesa
1565 interações
Estrela Cadente
Resposta para Expressões racistas pra você tirar do vo... - 2 anos atrás
Nossa que tópico lindo, ja usei algumas das frases, mais não fazia ideia do significado, e sempre bom aprender mais!
mceandre
7839 interações
Astronauta
Resposta para Expressões racistas pra você tirar do vo... - 2 anos atrás
Eu mesmo nunca usei nenhum dai
Twitter > @Eduardo_Andre1 Segue ?

Minha Home: http://habbonight.com.br/home/mceandre

Leia as regras do fórum? Então > Clique Aqui

Caso queria Abrir um Ticket Então > Clique Aqui

No momento encontro-se no Habbo.
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
40
ONLINE: xx.Legend.xx - Esquenta CBFOHB 22h
10
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-F9C6683
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!