Fazer pedido
Presença
2
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador Enloqueci
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
mceandre
7837 interações
Astronauta
Curiosidades na Web #26 - 2 anos atrás
Olá boa madrugada leitores e ouvintes da HabboNight estamos aqui com mais Edição do Curiosidades na Web


POR QUE A NOTA DE R$ 1 SAIU DE CIRCULAÇÃO?


Logo que o Plano Real começou a dar seus primeiros passos, era muito comum encontrar no mercado as cédulas de R$ 1. Fosse para facilitar o troco ou comprar várias coisas no mercado, fato é que ela existia com uma certa abundância em todo território nacional.

Porém, o passar dos anos fez com que ela acabasse se tornando cada vez mais rara, chegando ao ponto em que as notas desse montante foram simplesmente extintas. E a pergunta que fica no ar é: por que isso aconteceu?

Um dos motivos para isso pode estar associado à duração das cédulas de dinheiro. Após alguns estudos, o Banco Central percebeu que as notas de R$ 1 tinham uma vida útil média de 13 meses (passando por várias mãos e até mesmo sendo utilizadas para simpatias e correntes diversas), tornando a sua produção uma tarefa bastante custosa para os cofres públicos.

Pensando nisso, foi definido que o valor ainda continuaria em circulação, mas no formato de moeda. Dessa forma, a nota de R$ 1 passou a ser apenas uma lembrança na cabeça de muitos ou, em alguns casos, um item bem rentável para colecionadores.


Com o passar do tempo, apenas a moeda de R$ 1 continuou existindo.


Valor aumentado


Há colecionadores de todas as formas e gêneros no Brasil, e um destes filões é o dos que gostam de preservar cédulas variadas. Por conta disso, buscas na rede podem levar qualquer um a encontrar uma nota de R$ 1 à venda por preços bem variados.

Uma nota em bom estado, por exemplo, pode valer bem mais de R$ 200. Tudo vai depender da conservação e, claro, da negociação feita entre o vendedor e aquele interessado em adquirir o item.

Aliás, vale ressaltar que nossa moeda já recebeu versões diferentes de alguns valores, mudando o tamanho ou até mesmo o material (quem aí se lembra da "nota plastificada" de R$ 10?) — ou seja, um prato cheio para negociação caso ainda tenha uma dessas em seu poder.

Fique sempre acompanhando o Curiosidades na Web de Segunda e Quarta aqui na HabboNight! :)
Twitter > @Eduardo_Andre1 Segue ?

Minha Home: http://habbonight.com.br/home/mceandre

Leia as regras do fórum? Então > Clique Aqui

Caso queria Abrir um Ticket Então > Clique Aqui

No momento encontro-se no Habbo.
Fanti
3013 interações
Big Bang
Resposta para Curiosidades na Web #26 - 2 anos atrás
Eu lembro da nota de 1 real, ela era verde, quando parou de circular ngm entendeu kkkk mas parando pra olhar o motivo faz bastante sentido mesmo
,10Edu
43 interações
Tripulante
Resposta para Curiosidades na Web #26 - 2 anos atrás
Eu tenho notas de 1$ ate hoje, é uma relíquia.
Enloqueci
77 interações
Explorador
Resposta para Curiosidades na Web #26 - 2 anos atrás
Eu nunca tive a oportunidade de ver a nota de 1 real . mas seria boa pra eu ir no ###### esbanjar

Administrador de Conteúdo
Discord: TRAP#0001
Garota-H
437 interações
Cadete
Resposta para Curiosidades na Web #26 - 2 anos atrás
só sei que saudades tanta coisa, vou resumir... passagem onibus 2 reais, parques que tinham que eu chamo de ciganos, coisas boas que duram pouco
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
...
ONLINE: ... - ...
5
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-50BFD6E
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!