Fazer pedido
Presença
26
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador JoaoSilva345
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
xx.Legend.xx
328 interações
Operador de Espaçonave
Visão em 2ª pessoa - 3 anos atrás
Saudações, Nightzeiro de plantão! Tudo bem com você? Muitos jogadores já conhecem as visões em primeira e terceira pessoa e sabem bem o que elas significam. Mas você já se perguntou como seria a visão em segunda pessoa dentro de um jogo?

No contexto da narrativa, uma história em primeira pessoa ocorre quando o sujeito participa e relata o seu ponto de vista na história. É o que acontece quando narramos uma história pessoal, por exemplo. Uma narrativa em terceira pessoa é contada a partir de um narrador externo que não participa da história, mas relata os pensamentos e emoções dos personagens envolvidos. É o tipo de narrativa mais comum encontrado na literatura. Em uma narrativa em segunda pessoa, por sua vez, o leitor participa da história como se fosse o protagonista, ouvindo a sua própria história. Bugou a mente? Calma aí que darei alguns exemplos:

Narrativa em 3ª pessoa: ‘Rapunzel, Rapunzel’, chamou o príncipe, ‘jogue suas tranças’. Rapunzel desenrolou o cabelo e o jogou pela janela. O príncipe escalou as tranças até a torre.
Narrativa em 1ª pessoa: A ponta do cabelo de Rapunzel caiu aos meus pés. Eu a agarrei e comecei a subir… uh! Eu não conseguia me desvencilhar. Os fios grudaram em mim, colando no meu suor.
Narrativa em 2ª pessoa: Ele chama seu nome. E quer que você jogue seus cabelos. Você acabou de trançá-los, mas, poxa, não é sempre que você tem visitas.

Uma narrativa em segunda pessoa é usada para criar relação de proximidade com o personagem, ajudando a entender a motivação por trás de determinadas ações. Mas e em relação aos gráficos? Como seria um jogo com gráficos em segunda pessoa?

Em um jogo com câmera em primeira pessoa, acompanhamos a narrativa pelos olhos do protagonista, como se de fato fossemos o protagonista. É o quê acontece em jogos de tiro ou simuladores de direção, por exemplo.

Imagem 1 – Racing in Car 2

Fonte: Google Play

Em jogos com câmera em terceira pessoa, acompanhamos a movimentação do personagem pelo cenário, de forma que consigamos vê-lo.

Imagem 2 – Shadow of the Colossus

Fonte: Meio Bit

Já em jogos com gráficos em segunda pessoa, acompanhamos e controlamos a movimentação do protagonista pelos olhos de um personagem secundário que acompanha o protagonista.

Imagem 3 – Grand Theft Auto Online

Fonte: YouTube

Imagine que, na imagem acima, ao invés de dirigir o carro no qual nos é apresentado, você dirige o carro vermelho logo à frente. Confuso, não é? Talvez seja por isso que os jogos prefiram utilizar-se de gráficos em primeira ou terceira pessoa. Mas acredite, jogos em segunda pessoa existem. O exemplo mais clássico é o jogo Driver: San Francisco, da Ubisoft, mais especificamente na missão The Target. Confira o vídeo abaixo (em Inglês) pra ter uma ideia.



E aí, gostou do tópico? Deixe os seus comentários!

Fontes:
Blog Sara Farinha
Canvas Network
Giant Bomb
Liga dos Betas
Vilto Reis

Daniel_Anradek
7 interações
Lobinho
Resposta para Visão em 2ª pessoa - 3 anos atrás
Que interresante kkk
JoaoSilva345
48 interações
Tripulante
Resposta para Visão em 2ª pessoa - 3 anos atrás
Caramba nem sabia que tinha 2ª pessoa na língua portuguesa.
De4n
2708 interações
Armstrong Gagarin
Resposta para Visão em 2ª pessoa - 3 anos atrás
Cara, fiquei super confuso lendo isso kkkkkkk interessante

Ajudante há mais de 10 anos, ex-guardião e moderador da @HabboNight.

Consulte as FAQs: help.habbo.com.br

X: @HabboDe4n
letiysinha
7 interações
Lobinho
Resposta para Visão em 2ª pessoa - 3 anos atrás
Muito legal, cara
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
4
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
1
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-07EA97C
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!