
Pouca gente sabe, mas as esmeraldas começaram a ser extraídas há mais de 4000 anos e sempre estiveram associadas a uma impressionante lista de mitos e usos místicos. Para se ter uma ideia, elas já chegaram a ser consideradas um “símbolo da juventude eterna” pelos antigos egípcios que gostavam de ser enterrados juntamente com essas gemas.
Por outro lado, os antigos romanos acreditavam que o simples fato de olhar para elas poderia ser suficiente para aliviar o estresse e o cansaço visual. Além disso, o verde também era a cor de Vênus, a deusa romana do amor e da beleza, o que pode ter ajudado a despertar ainda mais o fascínio dos romanos pela esmeralda.
Através de estudos e documentos históricos, muitos historiadores chegaram à conclusão que Cleópatra supostamente amava esta pedra preciosa. De fato, como uma forma de garantir que as pedras preciosas da mais alta qualidade ficassem em suas mãos, ela supostamente tomou posse de todas as minas de esmeralda no Egito!
As cores das esmeraldas variam bastante, podendo apresentar desde uma coloração verde muito profunda a até mesmo certos tons de um verde bastante pálido, quase se aproximando do azul. As gemas com cores verdes mais profundas costumam ser as mais procuradas, o que faz com elas sejam consequentemente mais valorizadas e caras. Vale destacar que essa adorável variedade de cores ocorre devido à quantidade de elementos como cromo, vanádio e ferro presentes na pedra.
Quando muitas pessoas pensam em pedras raras e com valores absurdamente altos, o primeiro pensamento costuma envolver os famosos diamantes. No entanto, o que muito pouca gente sabe é que, na verdade, é a esmeralda que realmente figura entre as mais raras de todas as gemas, de modo que muitas vezes pode ostentar um preço ainda mais alto que os diamantes. Para entender a razão por trás disso, é preciso mencionar que as esmeraldas fazem parte de uma família de gemas chamada berilo, que apesar de serem extraídas em todo o mundo, incluindo a América Central e do Sul, a disponibilidade de gemas de alta qualidade ou em grandes quantidades costuma ser muito limitada.