
Embora represente apenas 2% do peso total de um adulto, pesando aproximadamente 1,4 Kg, o cérebro é o órgão que mais oxigênio e energia gasta, consumindo até 20% do sangue rico em oxigênio bombeado pelo coração. Em alguns casos, quando se está fazendo um prova ou estudando, por exemplo, o cérebro pode chegar a gastar até 50% de todo o oxigênio disponível no corpo.
O cérebro não é o maior órgão do corpo humano, no entanto, para receber todo o oxigênio que precisa para trabalhar corretamente, contém muitos vasos sanguíneos que, se fossem colocados frente-a-frente chegariam a 600 km.
Ao contrário da crença popular, o ser humano não utiliza apenas 10% de seu cérebro. De fato, todas as partes do cérebro têm uma função específica e, embora não estejam funcionando todas ao mesmo tempo, quase todas estão ativas durante o dia, ultrapassando rapidamente a marca dos 10%.
Quase todo o mundo sonha com algo todas as noites, mesmo que não se lembre no dia seguinte. No entanto, embora seja um acontecimento universal, ainda não existe uma explicação cientifica para o fenômeno. Algumas teorias apontam que é uma forma de o cérebro se manter estimulado durante o sono, mas outras também explicam que pode ser uma forma para absorver e guardar os pensamentos e memórias que se foi tendo durante o dia.
Uma das partes mais importantes do cérebro, conhecida como cerebelo, é responsável pelo movimento das várias partes do corpo e, por isso, é capaz de prever sensações, o que faz com que o corpo não tenha uma resposta normal às cócegas feitas pela própria pessoa, já que o cérebro é capaz de saber exatamente onde cada dedo vai tocar na pele. 