Desde criança nós adotamos uma cor preferida que pode ou não ser alterada ao longo da vida. Mas, por que nós desenvolvemos preferência por determinada cor? Segundo a Dra. Karen Schloss — professora assistente de Psicologia da Universidade de Wisconsin-Madison e criadora da teoria da valência ecológica — isso ocorre porque damos as cores um significado especial em nossa mente e conforme as nossas experiências emocionais, involuntariamente, preferimos determinada cor.
Até mesmo a mídia pode ter relação com nossa cor preferida. É bem provável, por exemplo, que uma menina tenha o rosa como cor favorita durante a sua infância — principalmente aos 5 ou 6 anos —, afinal, essa é a cor culturalmente ligada ao gênero feminino e está presente na maioria dos brinquedos produzidos diretamente para garotas, como as bonecas. Enquanto isso, os meninos tendem a ter uma repulsão por essa cor, e é quase impossível encontrar um homem que afirme que rosa é sua cor favorita.
Também é possível desenvolver preferência por uma cor através de uma experiência emocional intensa. Isso ocorre porque as histórias subjetivas são responsáveis pela atração ou repulsão por determinada cor, e segundo a Dra. Schloss é por isso que a nossa predileção pelas cores pode ser alterada ao longo do tempo. Se a pessoa por quem você se apaixonou estava usando verde durante o seu primeiro encontro, por exemplo, há uma possibilidade de que esta se torne a sua nova cor preferida.
RECORDE! QUAL A COR MAIS ESCOLHIDA PELAS PESSOAS? 
