
A psicologia das cores é um estudo que busca compreender como o cérebro humano identifica e interpreta as cores existentes como sensações, sua intenção é prever os efeitos que cada cor gera nas emoções, sentimentos e desejos das pessoas. Esse conceito já é muito utilizado na área de marketing, onde cada detalhe tem o objetivo de causar certo impacto visual e estimular a compra de um determinado produto ou serviço.
Já reparou como as maiores redes de fast food — McDonald’s, Burguer King e Bob’s — utilizam amarelo e vermelho em suas composições? Há uma razão para isso! Enquanto o amarelo transmite sentimentos de conforto e confiabilidade e está ligada ao calor e a felicidade, o vermelho pode estar associado a sensação de fome, e há até mesmo um nome para a junção dessas cores. A chamada teoria do ketchup e da mostarda prevê que o cliente sentirá vontade de parar para comer algo. Funciona, não é mesmo?
Mas as cores não são usadas apenas para despertar o desejo de compra. A psicologia das cores reconhece oito emoções primárias nas pessoas: alegria, tristeza, raiva, medo, nojo, surpresa, curiosidade e aceitação. Cada uma delas é representada por uma cor e gera uma influência no comportamento humano. Cores quentes, por exemplo, são ligadas a sensação de energia, ação e entusiasmo, já as cores frias estão ligadas a racionalidade, a serenidade e a funcionalidade.