Yuri Gagarin (1934-1968) foi um cosmonauta da antiga União Soviética e também o primeiro homem a ir ao espaço e viajar na orbita da Terra. Durante sua juventude, entrou no curso técnico de moldador, chegando a estagiar no setor metalúrgico como fundidor. Todavia, possuindo interesse pela aviação, decidiu se filiar em um aeroclube local e aprender a pilotar aviões de pequeno porte. 
Em 1955, tendo concluído o seu curso técnico, foi para Escola de Pilotos de Orenburg aonde foi capacitado à pilotar aviões militares. Após finalizar sua formação de piloto, foi enviado para base aérea de Luostari, em Oblast de Murmansk, vindo obter no dia 05 de novembro de 1957 a patente de tenente e, no ano seguinte, de tenente sênior da Força Aérea Soviética.
Já no ano de 1960, Yuri Gagarin, juntamente a outros 20 pilotos, foi selecionado para integrar o Programa Espacial Soviético. Devido ao seu bom desempenho nos treinamentos físico e psicológico e a sua estatura de 1,57 m de altura (que o favorecia, já que o espaço no interior da nave espacial soviética era limitado), Gagarin foi escolhido para ser o primeiro homem a ir ao espaço.
No dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua. A bordo do módulo lunar Eagle, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, ambos a serviço da missão Apollo 11, pousaram sobre a superfície da Lua, realizaram diversos experimentos, hastearam a bandeira estadunidense e coletaram diversas amostras de rochas e do solo lunar.
Neil Armstrong tinha 39 anos de idade quando deu o seu primeiro passo na Lua. Cerca de 20 minutos após a sua chegada, foi a vez do astronauta e piloto Buzz Aldrin.
As estações espaciais possuem um ambiente totalmente controlado de umidade, pressão, contaminação do ar e temperatura (sempre em torno de 24 ºC). Por isso, é seguro estar nas estações sem o traje.
Para tomar banho, os astronautas utilizam pequenas toalhas umedecidas, um sabão e um xampu especial. A água para o banho é provida em pequenas bolsas e, assim como a água da urina e da umidade da respiração, é capturada e reciclada pelo “sistema de suporte à vida e controle ambiental”, recondicionada e reutilizada.
Até 93% de toda a água utilizada é recuperada para uso – aproximadamente 6 mil litros de água por ano. A água é reciclada com o uso de destiladores rotacionais, filtros, e um processo de catálise de alta temperatura que remove microorganismos e outros contaminantes.
Para ir ao banheiro, os astronautas precisam se amarrar para evitar flutuar. O vaso sanitário possui uma abertura muito menor com relação ao daqui, possuindo aproximadamente 20 centímetros. Os dejetos são coletados por um saco plástico que fica dentro de um pequeno contêiner metálico trocado eventualmente.
Boa parte das atividades dos astronautas em órbita estão relacionadas à manutenção de sistemas e estações espaciais. Outras observações estão ligadas à análise do corpo humano e do comportamento dos sistemas biológicos em ambiente espacial, buscando formas de mitigar problemas fisiológicos durante uma missão, e prever possíveis consequências que afetam a saúde dos astronautas mesmo após o retorno à Terra.
O recorde de estadia ininterrupta em ambiente espacial é do cosmonauta Valeri V. Polyakov, que permaneceu na estação espacial soviética MIR por 437 dias e 18 horas. A MIR, cujo nome significa “paz” em Russo, foi a primeira estação orbital projetada para ser montada em órbita, com o processo de montagem tendo sido realizado através de múltiplos lançamentos orbitais enviados entre 1986 e 1996. Ela foi desativada em 2001.
O dia do astronauta é comemorado no dia 09 de Janeiro!! 